quinta-feira, 28 de maio de 2009

150 Anos da Igreja Presbiteriana do Brasil

 

Manhã de 18 de junho de 1859.Simonton

Ashbel Green Simonton, a bordo do "Banshee" que afasta-se vagarosamente do porto. Foca o olhar para aqueles que ficaram no cais, acenando mãos, lenços brancos até que estes ficassem longe demais para poder ver suas feições.


Desembarcou no Rio na Manhã ensolarada de 12 de Agosto de 1859. Ele descreve a experiência em seu diário hora por hora. Por volta das 9:30 da manhã ele escreve:
"Estou acordado desde as quatro da manhã, observando as manobras para adentrar o porto contra o vento e a maré. É um lugar lindo, o mais singular e radiante que jamais vi (...) Estou pronto para descer!".

 

Breve histórico:

Há 150 anos, chegou ao Rio de Janeiro o primeiro missionário presbiteriano em  terras brasileiras (o acima citado Rev. Ashbel Green Simonton), movido pelo intenso desejo de espalhar a Palavra do Senhor num país que, sabia-se, tanto carecia desta (e ainda carece). 

A Igreja Presbiteriana é herdeira de uma das expressões da Reforma Protestante do século 16. A Segunda Reforma ou Reforma Suíça, cujos líderes iniciais foram Ulrico Zuínglio e João Calvino. O Movimento Reformado ou Calvinista difundiu-se por muitos países da Europa, chegando também às Ilhas Britânicas, onde surgiram vigorosas igrejas presbiterianas na Escócia e na Irlanda.

No século 18, imigrantes desses países levaram o Presbiterianismo para a América do Norte. Ao longo do século 19, a Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos da América (PCUSA) participou do intenso esforço missionário protestante ao redor do mundo. A Junta de Missões Estrangeiras, fundada em 1837 na cidade de Nova York, enviou seus primeiros missionários à Índia, Tailândia, China, Colômbia e Japão.

Em 1859, chegou a vez do Brasil.


Rev. Alderi Souza de Matos (Historiador da Igreja Presbiteriana do Brasil).

http://www.ipb.org.br/sesquicentenario/home.php?pg=8

 

IPB_150_Anos

Em comemoração a esta memorável data, tivemos um maravilhoso e abençoado culto em nossa capital (Palmas) no último sábado (23/05/09).

Na ocasião se fizeram presentes Igrejas Presbiterianas de todo o estado do Tocantins, assim como autoridades locais (representantes da Prefeitura Municipal de Palmas, do Governo do Estado do Tocantins, da Polícia Militar do Estado do Tocantins e da Universidade Federal do Tocantins).

O pregador da noite foi o presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, o Rev. Roberto Brasileiro, que trouxe aos nossos corações uma bela e edificante mensagem.

Também na ocasião, foram homenageados os pioneiros do Presbiterianismo no estado, dentre eles o Rev. José Siqueira e sua esposa D. Ruth (3ª Igreja Presbiteriana de Gurupi).

Foi uma experiência de grande valor estarmos ali naquela noite junto com nossos irmãos de todo o estado rendendo graças ao Senhor por este UM SÉCULO E MEIO de existência da nossa querida e amada Igreja.

Por Denis Passos

___________________________________________

P A R A B É N S

IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL

PELOS SEUS 150 ANOS DE EXISTÊNCIA!!!

___________________________________________

 

Vídeo dos 150 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil

Clique aqui para deixar seu comentário.

5 comentários:

Regina disse...

Parabéns,ficou linda a postagem,PARABÉNS IPB 150 ANOSSSSSSSSSS

Kariny Reis disse...

Bela postagem! IPB 150 anos evangelizando o Brasil!!! Orgulho de fazer parte dessa história!!!Parabénsss!

Anônimo disse...

Graças a Deus por me permitir fazer parte da história desse povo abençoado da IPB.Parabéns IPB pelos 150 anos!

Reijane Alves

Regina disse...

Cade as fotos dos 38 anos da I IPG estou no aguardo bjim

Unknown disse...

parabem ..amo esta igreja....

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Ele será publicado logo após a checagem anti-spam de um dos administradores do blog. Obrigado.